Um mercado em constante recuperação em paralelo com o avanço da vacinação contra o coronavírus no país. Essa é conclusão a que os participantes da primeira Arena FoodCo. de Experiências chegaram após pouco mais de uma hora e meia de discussão no final da tarde desta segunda-feira (26).
O evento, que marcou o lançamento oficial da nova plataforma da Pinó, da Gazeta do Povo, teve a participação de Junior Durski, fundador do Grupo Madero, e Marcos Kahtalian, diretor da Brain Inteligência Estratégica, em um bate-papo com Talita Boros Voitch, head do FoodCo.
Em uma sintonia de números e pensamentos que rondam as estratégias dos principais players do mercado nacional de food service, Durski e Kahtalian mostraram que o avanço do combate à pior pandemia da história recente nos negócios segue exatamente o que os números provam: o pior ficou para atrás, mas com novos hábitos dos consumidores.
Ao contar a própria história de pequeno empresário aos desafios recentes de um grande gestor, Junior Durski não se furtou a comentar os erros que cometeu ao longo da carreira e as polêmicas em que se envolveu – e que, no final, serviram de aprendizado para ele próprio.
Hoje com 242 restaurantes, Junior Durski explicou que a pandemia o acertou em cheio tal qual seus pares do setor, mas que a resiliência e os rearranjos internos de gestão do Madero evitaram perdas maiores para todo o grupo.
“A pandemia foi igual pra todo mundo, não tem diferença. Foi como um ônibus nos atropelando e nos jogando pro passeio. Mas aí vem a pergunta: quanto tempo você demorou para levantar dali? Caiu, levanta, resiliência, isso que tem que fazer”, disse.
O fechamento de todo o comércio em março de 2020 o fez segurar os planos de expansão da rede em mais 80 lojas e ainda uma abertura de capital do grupo na Bolsa de Valores de Nova York. Se para ele foi assim, para todo o resto dos restaurantes independentes foi ainda pior – pesquisas de mercado apontam que de três a quatro em cada dez fecharam as portas definitivamente ao longo do ano passado.
As portas fechadas e as mesas levantadas refletiram diretamente nos números apurados pela Brain Inteligência Estratégica em uma pesquisa exclusiva feita em parceria com o FoodCo. De acordo com o levantamento, 97% dos brasileiros tiveram a frequência de consumo alterada na pandemia, sendo 60% por restrições de atendimento com tudo fechado e 50% por causa do impacto da pandemia na renda familiar.
“Foi aquilo que o Junior disse e que todos vimos, que as pessoas precisaram mudar a forma como consumiam após o fechamento dos restaurantes. E isso vai se refletir agora, no pós-pandemia”, explica Marcos Kahtalian, da consultoria.
A amostragem da pesquisa foi feita com 600 pessoas de seis capitais brasileiras entre as que mais geram riqueza per capita ao setor: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.
Fonte: Bom gourmet / Foto: Bigstock