PluzApp

Bares e restaurantes de Curitiba seguem permitidos com restrições mínimas de atendimento

O decreto que liberou a ocupação de 100% da capacidade permitida pelo Corpo de Bombeiros em bares e restaurantes de Curitiba foi prorrogado por mais 15 dias, de acordo com novo documento publicado pela prefeitura da cidade na tarde desta quinta (18).

A decisão do Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal de Saúde, se baseia na pontuação da bandeira amarela – de 1,35 – que está no menor patamar registrado pelo órgão desde a criação do painel, no ano passado. O número de novos casos apresentou uma queda de 29,9%, enquanto que o de mortes caiu 50% nos últimos 14 dias.

Apesar de prorrogar as medidas, algumas exigências mínimas seguem em vigor, como a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção em locais públicos e privados e a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas (exceto feiras livres e de artesanato).

Restrições
As medidas restritivas do novo decreto 1.910/2021 valem até o dia 2 de dezembro. Entre elas, os bares, restaurantes, casas de eventos e congêneres devem seguir os protocolos sanitários que previnem o contágio da Covid-19, como:

– Não poderá haver circulação de pessoas consumindo alimentos e bebidas no estabelecimento.
– Devem observar a capacidade máxima de ocupação.
– Mesas para consumo devem ser higienizadas antes e após a utilização.
– Uso de máscaras de proteção para todos os clientes e funcionários durante o período de permanência dentro e fora do estabelecimento.
– Somente permitida a retirada da máscara pelos clientes durante o consumo e quando sentados, devendo recoloca-la o mais breve possível.
– Manter os ambientes bem arejados ou equipamentos de ar condicionado com filtros e dutos limpos e manutenção e limpeza periódica.
– Disponibilizar equipamentos para a higienização das mãos, como álcool em gel 70% ou pias providas de água corrente, sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis com lixeira acionada por pedal.
– Pagamento de contas e comandas preferencialmente por meios eletrônicos sem contato, e com a disponibilização de álcool em gel 70% imediatamente para a higienização das mãos.

Todos os protocolos para cada tipo de operação estão disponíveis no site especial para o coronavírus da prefeitura de Curitiba.

Por Guilherme Grandi
Foto: Bigstock

× Como posso te ajudar?