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Como democratizar as soluções tecnológicas nos pequenos e médios restaurantes

Não é novidade para ninguém que o comportamento das pessoas está cada dia mais digital e que ferramentas tecnológicas que facilitam a nossa rotina são cada vez mais utilizadas. No mercado de food service, a pandemia acelerou a transformação digital que já vinha acontecendo.

Hoje, a oferta de tecnologia simples, fácil, descomplicada e acessível é mais do que necessária para apoiar o setor, principalmente os bares e restaurantes de pequeno e médio porte.

Segundo dados da Food Consulting, existem hoje no Brasil cerca de 1 milhão de estabelecimentos food service, que são bares e restaurantes de alimentação fora de casa. É um mercado grande, que representa 16% do volume total de empresas no País. Desse 1 milhão de estabelecimentos de food service, cerca de 95% são pequenos e médios negócios.

Um consumidor de foodservice é a mesma pessoa que usa um banco online e que realiza compras na internet, por exemplo. É um consumidor cada vez mais digital e que está acostumado a usar tecnologia para ter acesso a produtos e serviços.

Está acostumado a ter o poder de compra e tempo de decisão na mão dele. Por isso, se os pequenos e médios estabelecimentos não se adaptam a essa demanda e comodidade, acabam não entregando a experiência que as pessoas já estão acostumadas.

A consequência disso é a perda de mercado para quem já oferece experiências mais conectadas. Mas quais são as ferramentas digitais que são minimamente necessárias para uma empresa foodservice alcançar e atender a esse cliente tanto fora da loja, no delivery, quanto dentro?

Estar nas redes sociais parece óbvio, mas é o primeiro passo básico mais importante para um estabelecimento. Atualmente, ter presença digital é imprescindível para atrair clientes e se relacionar com eles.

Hoje, 35% do fluxo de pedidos na nossa plataforma de delivery, por exemplo, são provenientes do Instagram. Ou seja, um restaurante precisa estar minimamente com as informações claras e atualizadas no Google e no Instagram, pois a plataforma se tornou uma grande ferramenta de busca de restaurantes.

Esse ponto é muito importante, pois corta esse custo e gera economia para o pequeno e médio estabelecimento que já sofre muito em relação à margem de lucro. Pode ser tecnologia para pedidos via WhatsApp que permita uma boa experiência para o cliente, com customização de pedido e cardápio digital, por exemplo.

E, em terceiro, é olhar para a operação dentro da loja. No estabelecimento físico, é importante usar soluções tecnológicas para otimizar o atendimento, como pedidos via smartphones, tablets na mesa ou totens.

E, além disso, criar uma forma de captar um contato do consumidor, seja por meio de algum programa de fidelidade, cupons, entre outras. Assim, o restaurante pode usar essa base de contatos para criar campanhas que o ajudarão a trazer o cliente de volta mais vezes.

Democratizar o acesso às soluções tecnológicas para estabelecimentos de todos os portes é necessário para que eles possam estar preparados para oferecer a experiência de atendimento que os clientes esperam, além de otimizar a sua operação e fazer crescer o seu negócio. É bom para o os bares e restaurantes e para todo o setor.

Por Felipe Maia Lo Sardo
Foto: Bigstock


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