De acordo com a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), a participação média do delivery no total de faturamento dos restaurantes aumentou de 11% para 21% entre o início da pandemia e dezembro de 2020.
Com a necessidade de passar mais tempo em casa, muitas vezes trabalhando, cuidando da educação dos filhos e administrando uma rotina estressante, as pessoas acabam optando pela comida entregue por aplicativos ou pelos próprios restaurantes. Com isso, nasceu a necessidade de lidar com diferentes empresas e formas de entrega e, consequentemente, de padronização.
Além disso, quando os restaurantes não aderem a um hub de delivery, convivem com uma grande quantidade de equipamentos para gerir pedidos das plataformas, o que torna a operação muito complicada.
Caso optem por um hub, precisam lidar com a dificuldade de se integrar a vários parceiros. O desenvolvimento dessa engrenagem é lento, o que acaba se tornando um impedimento para a entrada de novos players.
Por esses motivos, o advento do Open Delivery é muito bem-vindo. A iniciativa foi idealizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que tem acesso direto aos estabelecimentos e um relacionamento com as software houses e marketplaces.
Open em tudo
No geral, a ideia do “open” tem crescido em diversos setores a partir das iniciativas do mercado financeiro com o conceito de Open Banking. Com ela, há uma quebra de barreiras tecnológicas para a criação de um ecossistema colaborativo que possibilita a inovação em uma velocidade surpreendente.
Ainda existem certas reservas de mercado, mas também há a percepção de que este movimento é inevitável.
E vantagens não faltam. Com a padronização da comunicação entre os participantes do mercado, sobra mais tempo e dinheiro para investimento nos demais aspectos dos negócios. Isso torna o ambiente empresarial mais apto a gerar inovação.
Além disso, fica mais simples a entrada de novos players, o que fomenta a concorrência e traz benefícios tanto para os estabelecimentos quanto para o consumidor final.
Porém, criar um padrão que atenda diferentes empresas e negócios é sempre um grande desafio. Já temos tecnologia para isso, mas esta uniformização deve ser construída com tempo, pois surgem novas necessidades todos os dias e o Open Delivery deve realmente ser “aberto” para atender a todas elas.
Essa construção deve ser contínua e democrática, uma vez que a força da iniciativa está justamente na adesão do maior número de participantes possível ao negócio.
Implantação
Nesta fase inicial, marketplaces e software houses devem aderir rapidamente. Tecnicamente falando, essas empresas vão implementar uma integração utilizando a nova forma de comunicação. A partir desse ponto, espera-se que outros participantes cheguem.
Do ponto de vista do negócio, restaurantes buscarão sistemas de automação aderentes ao Open Delivery e assim terão mais opções para vender seus produtos. Para o consumidor final, haverá a liberdade de escolha de novos marketplaces.
Empresas de logística terão a mesma facilidade de se integrar a marketplaces e sistema de PDV, tornando assim o negócio mais simples do ponto de vista de tecnologia.
Toda essa movimentação facilita o surgimento de marketplaces, o que fomenta a concorrência e dá asas ao mercado para que novas iniciativas floresçam. Em breve, teremos integrações que poderão ser ativadas com apenas um clique e nunca terá sido tão fácil criar canais de vendas para produtos.
Finalizando, a união do Open Delivery com o PIX deve revolucionar o mercado de restaurantes e ser um dos grandes saltos tecnológicos do setor em muitos anos.
Estamos apenas no começo de uma grande revolução!
Por Marcelo Bianchini
Foto: Bigstock