Em linha com o crescimento de estabelecimentos presentes no ambiente online, a presença nas redes sociais para dar visibilidade à marca e aos produtos, conhecida como social commerce, vem se destacando como uma das estratégias mais vantajosas para impulsionar as vendas.
O que muitos não sabem é que este movimento de mercado pode ser fundamental para outros segmentos além do comércio eletrônico de mercadorias.
Pesquisa feita sobre Social Commerce, realizada pela All iN | Social Miner, em parceria com a Etus e a Opinion Box, revela que 37% dos usuários da internet fazem uma visita às lojas digitais pelo menos uma vez por mês em busca de ofertas, e 23% acessam a rede semanalmente para fazer compras.
Ela também mostra que 76% dos consumidores já recorrem às redes sociais, 56% deles para ter acesso à avaliação de outros clientes, e 54% para comparar preços.
O setor da gastronomia, por exemplo, é um dos mais consumidos pelos adeptos às compras on-line e, por isso, combinar as estratégias do social commerce ao seu negócio certamente irá trazer bons resultados. O perfil do consumidor mudou e, hoje, as compras pela internet somam mais de 50% do lucro total de um restaurante.
O empreendedor que investir no social commerce só tem a ganhar, uma vez que a era digital permite que mais negócios cheguem ao topo mais rápido.
Pensando nisso, cabe destacar algumas dicas importantes para impulsionar as vendas por meio do social commerce:
1 – Aposte em conteúdos relevantes e atrelados ao seu posicionamento de marca
Se destacar nas redes sociais é o primeiro passo para ter mais notoriedade no seu segmento. Interagir com o seu público através de posts, stories, enquetes etc são formas de trazer o consumidor para mais perto. Não se limite apenas a fotos dos produtos, você pode trabalhar, memes, notícias sobre seu segmento ou causas relacionadas ao seu posicionamento como marca.
2 – Incentive avaliações e comentários positivos
Peça sempre que possível a interação do seu público, os comentários positivos tem o poder de convencimento, eles incentivam outras pessoas a fazerem comprar no seu site. Mesmo os comentários negativos podem ser aproveitados, por exemplo: se uma pessoa deixa uma crítica ruim sobre algum produto ou serviço que você oferece, responda de forma atenciosa, mostrando que o comentário dela foi válido e que a sua empresa está sempre em busca de melhorar.
3 – Faça parcerias
Os influenciadores digitais são grandes aliados para empresas que buscam expandir seu público, o nome já diz tudo, a influência que essas pessoas têm sobre a tomada de decisão de compra do público é gigantesca. Existem diversos influenciadores de todos os ramos possíveis, escolha aquele que mais tem a ver com o seu segmento. É importante sempre mensurar as ações, uma solução simples é o uso de um cupom de desconto na primeira compra.
4 – Use o espaço para divulgar vantagens para o seu consumidor
As redes sociais são ferramentas de relacionamento, mas na dosagem certa, são ótimas oportunidades para promoções ou exibir uma boa vantagem para o seu seguidor. Como o programa fidelidade, que incentiva a recorrência de compra, ou taxa de entrega zero a partir de um determinado valor, que ajudam a aumentar o tíquete médio do pedido.
Como muitos donos de restaurantes trabalham com delivery em marketplaces, as redes sociais se tornam um espaço para incentivar que os consumidores peçam diretamente com o estabelecimento, visto que é possível oferecer produtos com um valor mais competitivo – já que não é necessário repassar o valor das taxas dos marketplaces para o produto.
5 – Use a criatividade
No ramo gastronômico a criatividade é um dos pilares de um bom restaurante, os pratos são as principais atrações do negócio, quando combinado com ideias inovadoras, tem o poder de trazer mais notoriedade para a empresa. Na internet não é diferente: antes de vender um produto, é preciso pensar porque ele é diferente dos outros. Esse é o momento de deixar a imaginação fluir, aposte em coisas diferentes e se destaque entre os demais.
6 – Facilite o cliente a pedir com você e rentabilize suas redes sociais
Seja presencialmente ou no ambiente online por meio das redes sociais, a facilidade na compra é fundamental, use os campos que permitem direcionar os clientes para seu cardápio. Até nas mensagens automatizadas dos perfis comerciais, geralmente gratuitos, permitem colocar um link para finalizar a compra.
Por Allan Panossian é CEO e fundador do Delivery Direto, unidade de negócios do Grupo Locaweb, especializada no desenvolvimento de aplicativos próprios de delivery.
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